Porto Tasty: Tradição Portuense : Tripas à Moda do Porto

Tradição Portuense : Tripas à Moda do Porto



As Tripas à Moda do Porto são, nos dias de hoje, um prato típico da cidade do Porto. No entanto, a sua origem é mais antiga e remonta à época dos Descobrimentos.



Diz-nos a história que nas margens do rio Douro, em 1415, construíam-se os barcos e as naus que levariam os portugueses à conquista de Ceuta. O Infante D. Henrique, ao averiguar os trabalhos da construção, estava um pouco preocupado, pois os marinheiros necessitavam de mantimentos para que pudessem executar com empenho as suas funções.

Desta forma, pediu aos habitantes da cidade do Porto para que trouxessem todo o género de alimentos. Em conjunto, entregaram aos marinheiros todas as carnes da cidade, ficando os habitantes sacrificados com as sobras para cozinhar, as tripas.

Os portuenses para inventar uma forma de cozinhar as tripas, criaram o prato “Tripas à moda do Porto” que acabaria por dar a alcunha de tripeiros aos portuenses. 

A receita que perdura até hoje é confecionada com vários tipos de carnes, tripas, enchidos e feijão branco.


Receita das Tripas à moda do Porto:

Ingredientes:

1 kg de tripas de vitela

1 mão de vitela

150 grs de chouriço de carne

150 grs de orelheira

150 grs de toucinho entremeado ou presunto

150 grs de salpicão

150 grs de carne da cabeça de porco

1 frango ou meia galinha

1 kg de feijão manteiga

2 cenouras

2 cebolas grandes

1 colher de sopa de banha

1 ramo de salsa

1 folha de louro

sal pimenta



Confeção:

Lavam-se as tripas muito bem e esfregam-se com sal e limão. Cozem-se em água com sal. Limpa-se a mão de vitela e coze-se.
Noutro recipiente cozem-se as restantes carnes e o frango, que devem ser retiradas à medida que vão estando cozidas.
Coze-se o feijão, que já está demolhado, com as cenouras às rodelas e uma cebola aos gomos. Pica-se uma cebola e «estala-se» numa colher de banha. Juntam-se todas as carnes cortadas em bocados (incluindo as tripas, frango, enchidos, etc.).
Deixa-se apurar um pouco e introduz-se o feijão. Tempera-se com sal, pimenta preta moída na altura, o louro e a salsa e deixa-se apurar bem. Retira-se a salsa e serve-se em terrina de porcelana ou de barro, polvilhado, segundo o gosto, com cominhos ou salsa picada e acompanhado com arroz branco seco.

Fonte: Cozinha Tradicional Portuguesa, Editorial Verbo



You Might Also Like