Porto Tasty: Porto Augustos's: Um Negócio em Família

Porto Augustos's: Um Negócio em Família


O Vinho do Porto é um dos vinhos mais conhecidos e é apreciado por toda a parte. Este vinho já faz parte da cultura portuense desde o século XVII.

As caves, situadas em Vila Nova de Gaia, fazem parte das inúmeras atrações turísticas da cidade. O Porto Tasty acompanhou uma visita guiada a um dos armazéns da Porto Augusto’s. 

A família Augusto está ligada ao Vinho do Porto desde os anos 70. Em 2014 decidiram criar a sua própria marca a Porto Augusto’s. O negócio ficou em família e já vai na 3ª geração, sendo uma das únicas marcas de Vinho do Porto que tem raiz 100% portuguesa. 

Esta empresa possui duas quintas na região do Douro, região demarcada pelo Marquês de Pombal em 1756. É nas quintas de Sabrosa e da Régua que o vinho é produzido só na sua última fase, o envelhecimento, é que vai para os armazéns em Vila Nova de Gaia. 

A Porto Augusto’s não é uma multinacional, por isso, produz menos e não exporta, algo que realça a exclusividade da marca. Aos turistas que estiverem de visita a Porto Augusto's aceita fazer encomendas para casa dos seus clientes independentemente do país onde se encontram.

Na visita guiada é explicado o processo de produção do Vinho do Porto e são contadas algumas curiosidades. 


As uvas são colhidas durante 4 semanas e são depois transportadas para os lagares onde são pisadas. Esta técnica só é utilizada para os melhores vinhos para os restantes são utilizadas maquinas. Apenas membros da família participam neste processo, algo que torna esta marca muito característica. 

De seguida, passa para a grelha para fermentar e depois é adicionada a água ardente. Tradicionalmente, após este processo o vinho era transportado de barco até ao Porto, mas hoje em dia utilizam-se meios de transporte mais eficazes. 


Existem cerca de 100 tipos de uvas, a Porto Augusto’s dá muita importância à qualidade da uva e utiliza uvas específicas para cada tipo de vinho. 

Para envelhecer, o Vinho do Porto é colocado em tuneis de carvalho francês ou em garrafas. Com o passar do tempo o tom do vinho vai passando de uma cor mais clara para uma cor mais escura. O contacto com os tuneis também influência muito esta mudança de cor.  


Na visita também são mostrados alguns dos instrumentos que eram usados nas várias fases de produção do Vinho do Porto, alguns deles ainda são utilizados. Durante a visita também é possível observar os túneis e as garrafas que contém o vinho para o envelhecimento.  


 

Antes de ser comercializado, o vinho é enviado para o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto para uma prova cega que determina se o vinho pode ser comercializado e em que quantidade. 

A Porto Augusto’s tem uma variedade de vinhos, que se distinguem pelas as uvas utilizadas e pelo tempo e modo de envelhecimento. O Vinho do Porto Vintage é considerado um vinho especial que depois de aberto só se pode consumir em 3 dias. Os restantes podem estar abertos 2 ou 3 anos dependendo do tipo de Vinho. 


No fim da visita, o Porto Tasty teve a oportunidade de participar numa degustação de vinhos, proporcionada pela Porto Augusto's. Nesta, foram provados 4 vinhos: Fine White, Fine Tawny, White Special Reserve e Red Special Reserve. 

Para conhecer melhor a Porto Augusto’s viste o website. O Porto Tasty recomenda que quando visite o Porto participe numa das visitas guiadas. Os funcionários são bastante agradáveis e acolhedores e é possível escolher a língua em que a visita é feita. 


Se ficaste curioso e gostarias de saber com é feito o Vinho do Porto, clica aqui.

Morada:
Rua de França,10, 4400-174 Vila Nova de Gaia, Portugal

Abertura:
11.00h às 18.00h

Telefone:
22 319 06 14




You Might Also Like