Porto Tasty: Tradição Portuense: Edição Páscoa

Tradição Portuense: Edição Páscoa


À semelhança de outros países, como Brasil ou Espanha, também em Portugal celebra-se a Páscoa, conhecida como a festa dos cristãos em memória da ressurreição de Cristo.

A poucos dias desta data festiva, a cidade do Porto inunda as prateleiras e montras da suas pastelarias e casas tradicionais com as mais diversas variedades de doces e outros presentes que deixam qualquer um com água na boca.

O Porto Tasty não podia deixar passar a data em branco e perguntou às gentes do Porto e aos visitantes da cidade o que é que é obrigatório ter nas mesas nesta época especial.



Apesar de não existir uma doçaria ou um prato que seja característico da cidade, é nesta altura que o pão-de-ló, uma variedade de bolo (fofo e doce), feito de ovos, açúcar e farinha de trigo, vê as suas vendas aumentarem. Apesar de ser vendido durante toda a época do ano, o pão-de-ló é consumido, a par do Natal, com uma maior frequência aquando desta festividade.

Também o folar da Páscoa – bolo que, até há uns tempos, os padrinhos davam aos afilhados ou os paroquianos ao pároco – é consumido nesta altura. Para além disto, os ovos de chocolate, os doces em forma de coelho, as amêndoas de chocolate (e não só), as cavacas ou o tradicional cabrito também adornam as mesas portuguesas.

Se não tem tempo para por mão à obra e fazer os seus próprios doces, então saiba que pelo Porto não faltam inúmeras estabelecimentos onde pode adquirir os seus doces e presentes como são, a título de exemplo, a Casa Natal, o Tavi - Confeitaria da Foz, a Confeitaria Petúlia ou a Leitaria da Quinta do Paço.

You Might Also Like