O São João Vegetariano é um outro São João no Porto
A iniciativa é do partido político português Pessoas-Animais-Natureza (PAN). O São João Vegetariano, organizado desde 2010 na Rua do Infante D. Henrique, no Porto, pretende ser uma alternativa saudável aos pratos de carne e peixe, na noite da maior festa da cidade: o São João.
De 23 para 24 de junho, junto à igreja de São Francisco, como tem acontecido todos os anos, e com sucesso, vários projetos alimentares expõem os seus produtos sem quaisquer ingredientes de origem animal.
A Capuchinho Verde, com produtos totalmente caseiros e, sempre que possível, com recurso a produtos naturais locais, é apenas um dos vários projetos que estarão presentes, à semelhança da BemBom, loja online de produtos alimentares veganos artesanais, ou do Pitéu Verde, com doces e salgados apropriados a vegetarianos e veganos.
A Associação Vegetariana Portuguesa também estará presente no evento, tal como o Doces e Salgados Veganos, Aliança Animal, Cozinhar Ideias, Espaço Portal, Despertar da Sensibilidade, entre outros.
Recorde-se que, cada vez mais, há um número crescente de portugueses que têm uma alimentação vegetariana. A inclusão de uma opção deste género em todas as cantinas públicas, como é o caso das cantinas escolares e universitárias, unidades hospitalares, estabelecimentos prisionais, entre outros, foi aprovada no Parlamento em março deste ano.
Arte de Francisco Mota/Associação Vegetariana Portuguesa |