Porto Tasty: Como apreciar o Vinho do Porto

Como apreciar o Vinho do Porto


O vinho do Porto é uma bebida versátil e pode servir de acompanhamento a vários alimentos. O Porto Tasty sugere-lhe várias formas de ser servido.


Vinhos do Porto Vintage

Para este tipo de vinho do Porto as nozes, os queijos azuis e outros queijos de sabor mais intenso são um ótimo acompanhamento. Os frutos secos, como damascos ou figos também são uma possibilidade. Este é um vinho rico e com complexos sabores.



Vinhos do Porto Tawny

Este tipo de vinhos, quando servidos levemente refrescados, podem ser servidos com queijo ou com uma saborosa sobremesa, como tarte de amêndoa ou uma torta de noz. Pode ainda acompanhar um belo crumble de maçã com gelado de baunilha. Os vinhos do Porto Tawny 10, 20, 30 e 40 anos têm aromas a frutos secos, caramelo amanteigado e madeira fina de carvalho. Quanto mais tempo estiverem envelhecidos em madeira, mais intensos se tornam. 



Vinhos do Porto Encorpados e Frutados

Estas qualidades de vinhos incluem os vinhos do Porto Ruby, os vinhos do Porto Reserva e os Late Bottled Vintage. Os seus sabores também são intensos e lembram o sabor a cereja, amora e groselha preta. 

Servem para o final de qualquer refeição e são vinham que podem ser saboreados com um cremoso Pont L’Evêque, um Brie de Meaux ou um queijo Cheddar artesanal. Se preferir acompanhar com doces experimente uma tarte de chocolate ou mousse de chocolate preto com frutos silvestres.



Vinhos do Porto Brancos

São vinhos elaborados da mesma maneira que os vinhos do Porto convencionais, só que é são utilizadas uvas brancas em vez de de tintas. Em dias de calor que sabem a verão pode ser acompanhado de azeitonas ou amêndoas salgadas. Servi-los frescos como aperitivo é a melhor opção. 
Em dias de frio são bons para beber com uma sopa quente, pois adicionam uma excelente profundidade.







You Might Also Like