Centro do Porto vai ter uma fábrica de cerveja
Está prestes a abrir, na baixa do Porto, a Fábrica das Cervejas Portuense que vai incluir um restaurante, um bar e uma loja, tudo dedicado à gastronomia do norte.
O projeto surgiu em 2016 e tem como base a ideia de beber cerveja no local onde ela é produzida. Tiago Talone e Pedro Mota apontam para um investimento de 3 milhões de euros. Este foi possível graças à entrada no projeto de cerca de uma dúzia de investidores.
Estava previsto a produção começar no verão do ano passado, mas devido a alguns atrasos as obras só estarão concluídas em abril. O nome e logotipo da cerveja permanecem um mistério, mas já é conhecida a sua autora, uma mestre cervejeira, chamada Diana Canas.
Para a produção destas bebidas, os ingredientes chegam da Alemanha, país onde Diana aprendeu a transformar cevada em cerveja. Apesar dos ingredientes não serem provenientes do país, o objetivo é que os produtos tenham uma forte identidade portuense.
No espaço vão trabalhar cerca de 50 a 60 pessoas e pretendem produzir cerca de dois milhões de litros de cerveja por ano, um valor acima das marcas de cerveja artesanal.
O edifício tem frentes para a rua Sá da Bandeira e para a rua do Ateneu Comercial. É no bar e no restaurante da fábrica que vai ser servido este novo produto. Existe também a vontade de colocar a cerveja em restaurantes e bares da região Norte, através da venda direta dos produtores. Na fábrica haverá também um piso dedicado a eventos especiais, com a prova de várias cervejas e com a presença e o acompanhamento da mestre cervejeira.